Acompanhe nossas notícias
mar 8

Escrito por: Notícias
08/03/2017 18:38  RssIcon

As mulheres engrandecem o esporte brasileiro desde as primeiras décadas do século passado. A atuação feminina cresceu muito nos últimos anos. Bom lembrar isso nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se comemora neste dia 8 de março. No Atletismo, um das primeiras estrelas foi a paulistana de origem alemã Elisabeth Clara Muller, ganhadora de quatro medalhas de ouro na primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino, disputado em Porto Alegre, em 1940.

 

Outros grandes nomes a seguiram, como a fluminense de Niterói Aída dos Santos, quarta colocada no salto em altura na Olimpíada de Tóquio, em 1964. Conceição Geremias (heptatlo) e Esmeralda de Jesus (100 m) foram as primeiras campeãs do PAN, em Caracas, em 1983. O vôlei mostra Jaqueline que, um pouco mais tarde, ao lado de Sandra Pires, deu o primeiro ouro olímpico no feminino ao Brasil, em Atlanta, em 1996.

 

Nos anos 2000, Maurren Maggi torna-se a primeira brasileira campeã olímpica em prova individual, com o ouro ganho no salto em distância em Pequim, em 2008. Fabiana Murer alcança um título inédito para o Brasil, ao ganhar o salto com vara no Mundial de Daegu, em 2011.

 

O esporte não pára de revelar mulheres que levam o Brasil a obter feitos nos quatro cantos do mundo. O presidente da CBAt, Toninho Fernandes, comemora: “As mulheres têm aparecido em várias modalidades, mas no Atletismo a história feminina no Brasil é quase centenária. O que é motivo de alegria para nós.”

Tags:
Categories:
Local: Blogs Parent Separator Noticias
  
 
 
Endereço
Rua Tutóia, 324 - Cj 1 
Paraíso - São Paulo 
04007-001 - SP 
(0XX11)2305 6094
  
Busca